bandas que não existem

projeto pessoal   ✷    2018

O “Bandas Que Não Existem” é um projeto-portfólio criado no carnaval de 2018,no Instagram, e que durou até o começo de 2020.

Inicialmente, a ideia era que fosse uma forma de mostrar meu trabalho para os potenciais clientes que eu andava (ad)mirando na época: bandas independentes. A minha mira acertou o alvo e algumas outras estrelas também. Quando fui ver, estava criando semanalmente uma banda fictícia, escrevendo release, imaginando uma capa e algumas outras ficções.

ricocheteando entre o norte e o sul do estado de minas gerais, em algum desses pontos a LAOIA SNS se encontrou pra fincar os pézinhos e trabalhar no seu novo álbum. é tudo muito secreto e, ouvindo suas músicas, você sente um incômodo de quem acabou de descobrir um segredo e não sabe muito bem se pode contar pra alguém ou não. a forma que ela manuseia as palavras e a sonoridade completamente influenciada pelo hip-hop dos anos 90, o axé dos anos 2000 e o movimento emo tornam toda a experiência digna de um mergulho nostálgico. o ACABOU DE ACABAR já está disponível em todas as plataformas digitais!

admito que seria besteira tentar explicar em palavras o trabalho da poeta e cantora Rumina. apesar de já viver no Brasil há quase seis anos, a artista tenta se sobrepor aos estereótipos padrões de “europeia vivendo em outro país”. somos cadenciados a acreditar em cada palavra que ela canta enquanto uma melodia íntima, quase sussurrada, acompanha as 4 canções de seu novo EP, “Tanto Faz”. é quase como se ela estivesse fisgando um por um dos ouvintes desavisados, feito aquelas máquinas de parques de diversões onde você tenta desesperadamente pinçar o bicho de pelúcia. a diferença aqui é que Rumina não deixa nenhum de nós cair entre um movimento e outro. seu EP já está disponível pra ser ouvido em todas as plataformas digitais e algumas versões físicas serão vendidas em seus próximos shows!

admito que foi difícil pensar em como falar sobre o mckenan. apesar da pouca idade, o rapper angolano já tem uma bagagem infinita em sua mente. recém-chegado em terras paulistas, o artista de apenas 15 anos encontrou seu abrigo na música. entre rimas fortes com uma cadência leve, passando por referências do seu cenário quase-infantil, mckenan caminha pelas memórias e vai puxando cada uma delas consigo até o presente, feito um carrinho de mão nolstágico. ele diz que suas principais influências são MC Igu, Black Alien e Mauricio Manieri. seu primeiro disco, produzido no porão da casa de seu pai, chega para nós bombardeando os tímpanos e mostrando que essa geração parece já nascer pronta pra fazer o que quiser. e pode, né? o “Pus” já está disponível em todas as plataformas digitais!

estão disponíveis as novas peças de roupas do merch oficial da banda “9 irmãs e 2 cachorros”, que eu tive o prazer de ilustrar. a banda mais conhecida na cena do rock triste de Maceió em breve sairá em turnê pelo Brasil e todas as peças serão vendidas durante os shows! lembrando que a primeira parada será no “Cotovelofest”, festival incrível que acontecerá no dia 01/04 em Minas Gerais (o qual também fiquei responsável pela confecção dos pôsters). quem não puder comparecer aos shows, também terá a chance de adquirir seus produtos pelo site oficial da banda www.999222.com.br

foi no verão de 1996 que sandro e ricardo se conheceram, enquanto disputavam a melhor colocação no Campeonato Anual de Futebol de Botão da Vila Matilde. de lá pra cá, foi quase um amor à primeira vista: começaram a fazer tudo juntos e isso culminou em montar uma banda. com influências de american football, the mars volta e henrique&juliano, os dois amigos foram conquistando cada vez mais fãs. e é nesse cenário que eles lançam seu terceiro cd “Dos Botecos Que Eu Entrei Sem Saber Se Sairia”, baseado em suas trajetórias individuais polêmicas. os dois dizem que, apesar de serem duas pessoas diferentes, o álbum é autobiográfico em uníssono, como se tivessem tido as mesmas experiências em corpos separados. e sinceramente: o resultado ficou melhor do que eu imaginei. o CD já está disponível em todas as plataformas digitais!

de volta ao Brasil depois de um retiro artístico na Espanha, Läpro retorna à indústria fonográfica trazendo toda a sua sensibilidade. com apenas 19 anos, ele ficou famoso após participar da mixtape “Búfalos e Flores”, organizada pelo site Virtual City em parceria com o selo Nadaqui. ao lado de vários nomes já conhecidos na cena independente, como Firula, Catequizando Josué e SDDS, ele firmou um trabalho sólido e ao mesmo tempo maleável. “quando comecei, jamais imaginei que estaria aqui agora. pra falar a verdade, nem sei direito se estou mesmo aqui”, disse ele em entrevista. seu álbum, “Atento ao Mundo”, não poderia se traduzir melhor: é uma tentativa de acesso a tudo aquilo que ele sempre quis, mas nunca se permitiu. e você já pode ouví-lo em todas as plataformas digitais!